Nossa História
A Plataforma Bordadeiras do Brasil

A Plataforma Bordadeiras do Brasil, que faz parte do projeto Arte de Bordar pelo Brasil, foi criada com o objetivo de dar oportunidade de visibilidade e geração de renda às mulheres participantes do curso do projeto, ministrado pela Fernanda Nadal e que desejam dar continuidade ao trabalho com bordado em pedrarias, vendendo a sua arte. Na Plataforma, encontram-se cadastradas as alunas/artesãs formadas pelo curso de bordado em pedrarias do projeto A Arte de Bordar pelo Brasil que mais se destacaram em qualidade pelos seus bordados em pedrarias ao longo da capacitação. A seleção foi feita pela própria Fernanda Nadal, que inclui além da qualidade do bordado, o interesse da aluna em trabalhar na área e vender o seu bordado para pessoas e empresas interessadas. Vale destacar que a Plataforma Bordadeiras do Brasil atualmente é sustentada junto com o projeto A Arte de Bordar pelo Brasil, pela Lei de Incentivo à Cultura e empresas patrocinadoras.
COMO FUNCIONA:
A intenção da Plataforma é selecionar as melhores alunas e/ou artesãs que fizeram o curso como atualização/aperfeiçoamento. Na aba da Plataforma “Encontre uma bordadeira” a pessoa ou empresa interessada em contratar serviço de bordado em pedrarias poderá acessar as bordadeiras cadastradas através dos seus contatos e redes sociais, além de conhecer um pouco da história de cada uma. Importante salientar que a artista Fernanda Nadal não se responsabiliza por quaisquer tratativas feitas a partir dessa Plataforma. No entanto, caso haja interesse em obter mais informações sobre alguma aluna/artesã ou trabalho de interesse, basta contatar a Fernanda através do seu e-mail, disponível nesta Plataforma. A Plataforma encontra-se ainda em elaboração/aperfeiçoamento e desejamos que aqui seja um lugar de geração de muitos negócios lindos, oportunizando trabalho e renda de forma inclusiva. Poderá aqui vir a ser um ponto de referência nacional e por que não, internacional, de mão de obra em bordado em pedrarias, será mais um sonho concretizado pelo projeto, pela Fernanda e pela equipe que desenvolve este projeto encantador e promissor!
Idealizadora

Fernanda Nadal
Fernanda Nadal, a mente por trás do inspirador projeto A Arte de Bordar pelo Brasil, é designer de bordados em pedrarias, e atua como professora, empresária, mentora e escritora na área da moda. Sua paixão pelo bordado começou aos 12 anos, quando aprendeu o ponto cruz com sua tia, o que marcou o início de uma jornada notável. Possui uma sólida formação, que inclui pós-graduação em Moda e Cultura pela UEL, MBA em Negócios de Moda pela USP, e treinamentos internacionais na École Lesage, em Paris sob a tutela de renomados mestres como Marie Rucki do Studio Berçot Paris. Teve seu próprio ateliê durante 20 anos (2002-2022), onde pode criar bordados e executar projetos exclusivos a clientes e empresas. Em 2021, Fernanda foi destaque na Exposição “A Arte da Moda” ao lado de ícones como Dior e Chanel no Farol Santander, em São Paulo, reconhecimento merecido por sua expertise.
Em 2023, lançou seu livro inaugural, "A Arte de Bordar", com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, consolidando sua influência no cenário artístico. Em 2024, criou o Clube Criativo com bordados em pedrarias, onde tem ajudado mulheres a desbloquear sua criatividade no bordado, através de conteúdos exclusivos disponibilizados ao longo do ano.
A criação do Clube Criativo com bordados em pedrarias evidencia sua inovação, sendo o primeiro clube de assinatura do tipo na América Latina. Através de cursos presenciais e online, ela já impactou mais de 3.500 alunas em 9 países, desbloqueando a criatividade de mulheres ao redor do mundo. Além desta Plataforma, a terceira edição do projeto também contempla 2 documentários que abordam a história do bordado, contando com imagens e entrevistas das mulheres beneficiadas pelos cursos da terceira edição. A quarta edição do projeto já conta com duas empresas patrocinadoras, John Deere e Grupo AEGEA, que garantirão a oportunidade de capacitar até 400 mulheres entre 2024 e 2025.
O Projeto A Arte de Bordar pelo Brasil

Em 2019, Fernanda Nadal deu início a um sonho, que hoje é o seu principal propósito de vida: ensinar mulheres de baixa renda ou desempregadas a arte de bordar em pedrarias, com foco na inserção no mercado de trabalho e oportunidade de geração de renda. A artista decidiu transmitir seu conhecimento para empoderar essas mulheres, fortalecendo-as através de um encontro com técnicas ancestrais de artes e bordado em pedrarias. Assim nasceu o projeto A Arte de Bordar pelo Brasil.
A primeira turma formada pelo projeto foi em 2019 em Ponta Grossa/PR, cidade natal da Fernanda, com investimento financeiro dela e apoio de colegas e amigos. O curso, que foi gratuito, oportunizou a formação de mais de 30 mulheres de baixa renda da cidade, sendo que muitas delas foram inseridas no mercado de trabalho em menos de 2 meses. Isso motivou mais ainda a Fernanda, que no final de 2020, decidiu submeter o projeto A Arte de Bordar pelo Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), a conhecida Lei Rouanet, como forma de conseguir manter o curso gratuito e beneficiar ainda mais mulheres pelo Brasil. O projeto foi aprovado a captar recursos pela Lei e começou a ser apresentado para empresas investidoras. Em 2022, primeira edição na Lei de Incentivo à Cultura, o projeto conseguiu iniciar através de patrocínio incentivado, e desde então vem sendo sucesso, recebendo apoio, ano a ano, de empresas patrocinadoras de todo o Brasil. Nesta primeira edição o projeto formou 130 mulheres, através do patrocínio da Braskem, na cidade de Montenegro/RS. Em 2023, na segunda edição, o projeto capacitou 93 mulheres em João Monlevade/MG, com patrocínio, via Lei Rouanet, da Fundação ArcelorMittal, que viabilizou também a escrita do primeiro livro do projeto e da Fernanda, “A Arte de Bordar”, distribuído gratuitamente para 1.500 pessoas, entre elas as participantes do projeto. Ainda em 2023, mas já na terceira edição, o projeto recebeu patrocínio da empresa John Deere e foi realizado nas cidades de Campinas e Indaiatuba/SP, formando 54 mulheres. Nessa mesma edição, com o intuito de contribuir com a oportunidade de geração de renda, divulgando o trabalho de quem recebe o curso, o projeto contemplou a criação desta Plataforma online Bordadeiras do Brasil. Em julho de 2024, ainda na terceira edição, o projeto chegou na cidade de Mogi Guaçu/SP, através do patrocínio da empresa Mahle, formando mais 87 mulheres.
Além desta Plataforma, a terceira edição do projeto também contempla 2 documentários de 50min cada que abordarão a história do bordado no Brasil, apresentando sua técnica e sua poética sob a ótica da tradição e de suas relações com o que se entende por feminino, contando com imagens e entrevistas das mulheres beneficiadas pelos cursos da terceira edição. A quarta edição do projeto já conta com duas empresas patrocinadoras, John Deere e Grupo AEGEA, que garantirão a oportunidade de capacitar até 400 mulheres ainda em 2024. Espera-se rodar mais vezes ainda este projeto pelo máximo de estados e cidades do Brasil, por isso se tornou um projeto anual aprovado na Lei Rouanet. A várias mãos, vamos juntos, bordar novas propostas de destinos! Sobre o curso do Projeto:
A Fernanda ensina pontos de bordado com pedrarias durante uma semana na cidade escolhida pela empresa patrocinadora, totalizando 50 horas de formação profissionalizante para mulheres de baixa renda e desempregadas. O projeto fornece todo o material necessário para a realização das atividades (kit com pedrarias, fios, agulhas, tecido, etc.), além de oferecer palestras sobre entrada e aos desafios no mercado de trabalho com o bordado em pedrarias, bem como sobre a sustentabilidade na área e como ela pode ser utilizada para geração de renda e redução no impacto ambiental. No final da formação, as alunas realizam uma mostra de encerramento onde recebem certificados e exibem ao público as obras criadas.
Sobre o mercado de trabalho:
A moda é o segundo setor que mais emprega no mundo, além de ser o segmento que mais vende no e-commerce mundial. O mercado do artesanato na moda segue tomando força, uma vez que mais pessoas valorizam produtos únicos e feitos à mão. Contudo, há uma dificuldade significativa no encontro de mão de obra qualificada, uma vez que o trabalho exige maior habilidade, técnica, cuidado e tempo. O bordado em pedrarias, além de exigir precisão e delicadeza, sofre com a falta de oferta de treinamentos especializados e acessíveis ao pequeno artesão, o que dificulta a formação e entrada de novos profissionais qualificados no mercado. Este projeto nasceu também para atender esta demanda e formar profissionais qualificados!
Como contatar as Bordadeiras
Na aba da Plataforma “Encontre uma bordadeira” a pessoa ou empresa interessada em contratar serviço de bordado em pedrarias poderá acessar as bordadeiras cadastradas através dos seus contatos e redes sociais, além de conhecer um pouco da história de cada uma
